Clínica Cóser
Sono é uma necessidade, não um luxo!
domingo 29 de maio de 2016 às 23:49 | Arquivado em: Sono

A qualidade do seu sono afeta diretamente a qualidade da sua vida acordado, incluindo sua produtividade, suas emoções, sua criatividade, sua vitalidade física, e até mesmo seu peso. Nenhuma outra atividade gera tantos benefícios com tão pouco esforço!

O sono não é apenas um momento em que seu corpo desliga. Enquanto você descansa, seu cérebro continua supervisionando uma variedade enorme de informações biológicas que mantêm o seu corpo funcionando, preparando-o para o dia seguinte.

Sem horas suficientes de um bom sono restaurador, você não será capaz de trabalhar, aprender, criar e comunicar em um nível ainda mais perto de seu verdadeiro potencial. Seu cérebro precisa, também, armazenar as informações obtidas durante o tempo acordado para poder utilizá-las quando você acordar novamente.

A boa notícia é que você não tem que escolher entre a saúde e produtividade. Quando você começa a ter o sono que precisa, a sua energia e eficiência vão subir automaticamente. Na verdade, é bem provável você notar que está fazendo muito mais coisas durante o dia, do que quando está poupando seu sono.

Mitos e fatos sobre o Sono

Mito 1: Chegando a apenas uma hora a menos de sono por noite não irá afetar o seu funcionamento durante o dia.

Você pode não notar que está mais sonolento durante o dia, mas mesmo perdendo uma hora de sono pode afetar as suas habilidades de pensar melhor e responder mais rápido. Além de afetar sua saúde cardiovascular e sua habilidade em combater infecções.

Mito 2: Seu corpo se ajusta rapidamente a diferentes horários de sono.

A maioria das pessoas pode redefinir seu relógio biológico, mas isto por apenas um pequeno período de tempo – e mesmo assim, o máximo que irá conseguir será por uma ou duas horas por dia. Consequentemente, você pode levar mais de uma semana para ajustar seus horários de sono depois de viajar através de vários fusos horários ou para uma mudança para o turno da noite.

Mito 3: Sono extra durante a noite pode curá-lo de problemas com fadiga excessiva durante o dia.

A quantidade de sono que você consegue é importante, claro, mas é da qualidade do seu sono que você tem que realmente prestar atenção. Algumas pessoas dormem oito ou nove horas por noite, mas não se sentem bem descansados quando acordam, porque a qualidade do seu sono é baixa.

Mito 4: Você pode compensar o sono perdido durante a semana dormindo mais nos fins de semana.

Embora este padrão de sono vai ajudar a aliviar parte de um débito de sono, ele não irá compensar completamente a falta de sono. Além disso, dormir mais tarde nos fins de semana pode afetar o seu ciclo do sono de modo que é seja muito mais difícil dormir na hora certa nas noites de domingo e se levantar

Comentários

Tags: , , ,